sábado, 19 de julho de 2008

SOU PAN OU TEÍSTA?

Quem é Deus? Para esta pergunta há diversas cosmo visões apresentando respostas.
Segundo Catecismo de Westminster “Deus é espírito infinito, eterno e imortal em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade.”
Para Strong “Deus é o espírito infinito e perfeito em quem todas as coisas têm origem subsistência e finalidade.”
E para você, quem é Deus?
Há pelo menos sete (7) grandes cosmo visões quanto à pessoa de Deus.
Nenhum Deus: Ateísmo (1).
Um Deus finito que está dentro do mundo e identifica-se com ele: Panenteísmo (2).
Um Deus finito que esta além do universo, mas age no mesmo de modo limitado: Teísmo finito (3).
Muitos deuses: Politeísmo (4).
Deus identifica-se com o mundo: Panteísmo (5).
Deus não intervém no mundo, mas é exclusivamente transcendente: Deísmo (6).
Deus infinito e pessoal que está além do universo, mas age no mesmo: Teísmo (7).
As duas definições da Pessoa de Deus a do Catecismo e a de Strong são Teístas.
Dentro destas cosmo visões vamos articular “Panteísmo”. A existência de um Deus pessoal e distinto do universo é contestada pelo Panteísmo. (Panteísmo: Etmologicamente: Deus é o todo o todo é Deus). Há pelo menos três formas panteístas: Panteísmo emanatista, realista e evolucionista.
Em qualquer destas formas que se apresente, o panteísmo se exclui. Não se mostra de forma inteligível além de apresentar várias dificuldades. Dentre estas vejamos: Ele contradiz-se: Ele identifica perfeito com o imperfeito, o finito como infinito, o contingente e o necessário. É ilógico o mesmo ser, submeter-se a atributos tão incompatíveis entre si.
Ele é contrário a experiência, pois esta nos evidencia que nos é facultado à volição, somos seres livres, autônomos e responsáveis. Como podemos ter tais sentimentos se não fossemos distintos de Deus.
Também esta visão choca-se contra a realidade moral, ele justifica tudo o que é. Se Deus é tudo e tudo se confunde com Deus, tudo o que ocorre é necessário e bom.
Nisto há perca de sentido e de distinção entre o bem e o mal, fica sem sentido e inexplicável e desfaz a responsabilidade pessoal.
Deus prova como Ele é absolutamente distinto do universo e ainda transcende esse universo.
Não entenda que transcendência (independência em relação ao mundo e soberano domínio sobre o universo) suprime imanência (presença) de Deus no Universo.
Também Imanência de forma alguma deverá ser entendida como sendo mistura do ser divino com as coisas criadas. Deus é necessário, as suas criações são contingentes. Você crê desta forma?
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16.31).

Nenhum comentário: