sábado, 19 de julho de 2008

O QUE SÃO ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS DE DEUS?

O que são atributos comunicáveis de Deus? São atributos morais, através dos quais Deus comunica determinadas verdades o seu povo, levando-os, a uma plena identificação com Ele.
Observando os registros das obras de Deus para com os homens, aprendemos sobre: Santidade,
Deus é Santo: (Êxodo 15.11; Levítico 11.44,45; 20:26; Josué 24.19; 1). “Santidade de Deus é sua perfeita e absoluta pureza moral; Ele não pode pecar nem tolerar o pecado”. A origem da palavra santo é “separado”. Em que sentido Deus está separado do homem, ou de alguma coisa? Ele está separado do homem quanto ao espaço. Ele esta no céu, o homem na terra. Também esta separado do homem quanto à natureza e caráter; Ele é perfeito o homem é imperfeito; Ele é divino o homem é humano e carnal. Deus é moralmente perfeito, o homem pecaminoso. Santidade é um atributo que distingue Deus e as criaturas. Não é somente atributo, mas também sua natureza. Quando Deus revela-se a Si mesmo de modo a Impressionar com sua divindade, diz que ele se santificou (Ez 36,23; 38.23), isto é, Ele revelou-se a Si mesmo como o Santo. Quando é pelos Serafins descrito o resplendor divino que emana daquele que está sentado sobre o trono, eles exclamam “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos” (Is 6.3). Deus é santo em si mesmo: Somente Deus é santo em si mesmo. Descrevem-se desta maneira o povo, os edifícios, e objetos santos porque Deus os fez santos e os têm santificado, isto é, separados para seu uso. A palavra “santo” quando referida a pessoas ou objetos, é termo que expressa relação com Jeová, pelo fato de estarem separados para seu serviço, sendo separados, os objetos precisam estar limpos; e as pessoas devem consagrar-se e viver de acordo com a lei da santidade divina. Justiça:
Deus é justo: Qual a diferença entre santidade e a justiça? “Justiça é a santidade em ação”. A justiça é a santidade de Deus manifesta se no tratar retamente com suas criaturas. (Gn 18.25). A justiça é a obediência a uma norma reta; é conduta reta em relação a outrem. Fidelidade: Deus é fiel. Deus é absolutamente digno de confiança; as suas palavras não falharão. Assim sendo seu povo tranquilamente descansar em suas promessas (Êx 34.6; Nm 23.19; Dt 4.31). Misericórdia:
Deus é misericordioso: “Misericórdia de Deus é a divina bondade em ação com respeito às misérias de suas criaturas, bondade que se comove a favor deles, provendo o seu alívio, e no caso de pecadores impenitentes, demonstrando paciência longânime” “Hodges” (Tito 3.5; Lamentações 3.22). Uma das mais belas apresentações da misericórdia de Deus é encontrada no (Salmos 103.1-18). O conhecimento da misericórdia de Deus torna-se a base da esperança (Sl 130.7) como também confiança (Salmos 52.8). A misericórdia de Deus manifestou-se de maneira eloqüente ao enviar Cristo ao mundo (Lucas 1.78).
Deus é amor: O amor é atributo de Deus em razão do qual Ele deseja relação pessoal com aqueles que possuem a sua imagem e, de forma especial, com aqueles que foram santificados em caráter, feitos semelhantes a Ele. Vejam textos expondo o amor de Deus (Dt 7.8; Ef 2.4; Sof 3.17). A quem o amor é manifestado (Jo 3.16; 16.27; 17.23; Dt 10.18). Como foi demonstrado (Jo 3.16; 1 Jo 3.1; Rm 4.9,10).
Deus é bom: Bondade de Deus é um atributo em razão do qual ele concede vida e outras bênçãos às suas criaturas (Sl 25.8; Na 1.7; Sl 145.9). Deus deseja que sejamos santos porque Ele é santo, assim vivendo estaremos manifestando todos estes atributos que Deus nos comunica. Seremos abençoados e fonte de bênçãos á vida de outras pessoas.

Nenhum comentário: