sábado, 19 de julho de 2008

A BUSCA DA RELIGIÃO

“Jesus não é religião, é salvação". Esta foi a negativa afirmativa da moça que participou do quadro "A Princesa e o Plebeu", no dia 20 de maio, no Programa Domingo Legal.
Religião, do latim, religare, é o ato de exercer a piedade, o que pouco se explica se o leitor não souber que piedade é devoção e está ligada à crença na existência duma força ou forças sobrenaturais nas palavras do nosso "velho sábio" Aurélio.
A busca da religião está ligada às características fundamentais do ser humano que se expressam através de contingência, impotência e escassez. Dá tudo na mesma.
O homem vive em contingência, isto é estado constante de incerteza, acontecimentos de significados cruciantes em relação à sua segurança e bem estar. Por mais que o indivíduo se previna com planos de saúde, segurança pessoal, seguro das mãos, pés e pernas da vida, ele nunca sabe exatamente o que vai acontecer.
A escassez é definida pela necessidade de se viver em sociedade onde haja distribuição ordenada de funções, recursos e premiações. É necessária tanto uma divisão de trabalho, quanto uma divisão de produto. O ser humano carece de coordenação imperativa - grau de superioridade e subordinação, nas relações entre os homens.
Como pedagoga cristã e professora de Sociologia da Religião, e apoiada por sociólogos, posso dizer que o Cristianismo é a mais completa das religiões, no sentido de que sua doutrina nos prova a existência de Deus, podendo ser comprovada racionalmente e além disso apresenta um Deus, que por ser criador do Universo, pode suprir as necessidades do ser humano. Portanto, não trata apenas de uma doutrina transcendental, porque Jesus, o Filho de Deus, o líder do Cristianismo, ensina aos seus discípulos que eles participarão sim, dos sofrimentos, mas também das alegrias, como um indivíduo qualquer, com uma vida comum.
Através das doutrinas do Cristianismo podemos ter uma vida saudável em sociedade com cristãos e não cristãos e com a esperança de uma vida eterna sem os tormentos do inferno, que amedrontam tanta gente.
SEBASTIANA APARECIDA

Nenhum comentário: