sábado, 19 de julho de 2008

PODE A TRANSCENDÊNCIA SUPRIMIR A IMANÊNCIA DIVINA NO UNIVERSO?

Pudemos ler no texto sobre sobre panteísmo, que é (etmologicamente: Deus é o todo e o todo é Deus). Penso que o tema e a abordagem foram elucidadores, aos que até então alimentavam alguma dúvida.
Sabido é que o panteísmo exclui-se a si mesmo. Não há como restringir as provas que Deus é absolutamente distinto do universo bem como transcende a esse.
Ao falar de imanência e transcendência é bom compreender que a transcendência não suprime a imanência (presença de Deus) no Universo. Deus é necessário, Ele é o primeiro Princípio. Assim sendo Ele deve estar presente a tudo que é, e deve mesmo estar mais presente nos seres do que eles em si mesmo. Os seres não teriam existência senão por Ele.
De forma alguma deve ser entendida imanência como sendo a mistura do Ser divino com as coisas criadas. É necessário entende-la como sendo sua presença espiritual, que não se reduz as presenças corporais, logo é infinitamente mais profunda bem como mais envolvente. Quem se apega a imanência não deve jamais negar a transcendência, isto é a absoluta independência de Deus em relação ao mundo, e seu soberano domínio sobre todas as coisas criadas.
A transcendência nos apresenta a independência absoluta, a perfeita asseidade de Deus (ou propriedade de existir necessariamente, por si, a se). Tanto imanência quanto transcendência são necessárias e essenciais. Entende-se que sem a imanência Deus seria estranho ao universo, e
Ele não seria, por conseguinte, nem infinito nem perfeito, seria uma idéia contraditória. Sem a apresentação da transcendência Deus seria idêntico ao Universo, e de novo aparece como imperfeito potencial e em transformação. Havemos você e eu de entender que Deus é um ser pessoal.
Do que estamos vendo, convictos estamos que Deus existindo, não poder ser senão o Ser infinito, o qual é distinto do Universo que criou, e o qual conserva por sua vontade livre, assim entende-se que Deus é um Ser, pessoal, logo Ele é um Ser subsistente, inteligente e livre.
A vontade divina não encontra qualquer entrave. Deus pode tudo o que quer, salvo aquilo que implica em contradição. Deus ama a todos os seres que criou, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna.” (Jo 3.16.).
Existe tema que no traz algumas dificuldades elucidativas, ainda assim quando possível devemos e precisamos compreendê-los. A compreensão vai-nos aclarar o caminho, e certamente nos aproximar ainda mais de Deus.
Não vejo de outra forma senão, fruto da misericórdia de Deus esta revelação, este descortinar, este elucidar. Desejo que este tema e a abordagem tenham levado você a ter maior desejo em conhecer Deus e maior ainda seja seu desejo de Nele se encontrar. Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16.31).

Nenhum comentário: